Somos meros caminhantes, apaixonados por natureza e motivados incansavelmente em proporcionar aos participantes das nossas Indiadas às melhores Experiências de Vida. Nosso ponto forte é a organização das atividades e nossos roteiros são criados sempre com carinho de quem tem paixão pelo que faz, aqui tudo é planejado para lhe oferecer o que há de melhor em cada lugar, sempre prezando pela sua segurança e preservação da natureza.

Quer passar um dia diferente? Então, vem com a gente!

Certificados:
CADASTUR
GUIA DE TURISMO


Indiada Buena é uma EMPRESA de BENTO GONÇALVES na Serra Gaúcha, que promove caminhadas, acampamentos e aventuras em meio a natureza nos mais variados locais como trilhas, estradas de chão batido, rios, cachoeiras, montanhas, cânions, campos e fazendas. Tecnicamente somos um Operador de Turismo de Aventura especializados no segmento de Caminhadas nas categorias Trekking e Hiking (Trekking são roteiros com 2 dias ou mais com pernoite que pode ser em acampamento, acantonamento ou pousada e Hiking são caminhadas com a duração de apenas 1 dia).

Um dos grandes benefícios das nossas Indiadas é o estímulo à prática de atividades físicas e a manutenção de um bom condicionamento físico, alimentar e mental, visando melhorar a qualidade de vida e o bem estar das pessoas. As atividades realizadas em grupo promovem a integração entre os participantes, fazendo das Indiadas o ambiente ideal para conhecer novos amigos e pessoas que curtem estar na natureza. Oferecemos aos nossos participantes a oportunidade de passar “um dia diferente” com a Turma das Indiadas. Optamos por trabalhar com limite de participantes e grupos relativamente pequenos, pois fazemos questão de poder dar atenção e interagir com todos os participantes. Nossos grupos sempre são conduzidos por dois Guias (Principal e Auxiliar, um à frente e outro no final dos Grupos com comunicação por rádio). Toda as nossas atividades são pré-mapeadas, estudadas e planejadas para proporcionar um melhor aproveitamento dos atrativos e a segurança dos participantes.

Os trajetos e o tamanho do percurso (km) variam conforme o tipo de terreno e o local escolhido para a Aventura. O nível de dificuldade das Aventuras é sempre informado no material de divulgação (Site), procuramos sempre descrever como Fácil (iniciantes), Médio (participantes frequentes) ou Difícil (experientes) e caracterizar com informações complementares como tipo de terreno, altimetria e possíveis obstáculos naturais que podem fazer parte do percurso.

NOSSA HISTÓRIA

A paixão pelo “meio do mato” vem desde a infância do Idealizador e Organizador das Indiadas, Cristiano da Cruz, o espírito Aventureiro e Empreendedor sempre foram marca registrada deste Gaúcho de Coração nascido em Bento Gonçalves.

https://www.facebook.com/CristianoDaCruz

No dia 21 de Agosto de 2011, a pedido de alguns amigos, organizamos nossa primeira “Indiada” que na época foi apenas um encontro de amigos. Caminhamos pelos trilhos por 24 km na Ferrovia do Trigo saindo da Linha Colombo na cidade de Guaporé até o Viaduto 11 em Vespasiano Corrêa num dia gelado de inverno, na ocasião participaram 20 pessoas. Nunca houve a intenção de criar um “Grupo de Caminhadas”, muito menos de estruturar uma empresa, no entanto, a dedicação na organização da primeira atividade deixou os participantes com “gosto de quero mais” e estes mesmos participantes motivaram a organização da segunda “Indiada” no dia 04 de Dezembro do mesmo ano, também caminhando pela Ferrovia do Trigo, porém, desta vez no trecho de 19 km da cidade de Muçum até o Viaduto 11 (grupo com 22 integrantes), mais uma vez os participantes ressaltaram a organização e o cuidado com as pessoas como pontos fortes da atividade. Foi no verão de 2011/2012 após conhecer o Cânion Laranjeiras em Bom Jardim da Serra - SC, que um pensamento surgiu em minha cabeça: Eu preciso trazer mais pessoas para conhecer lugares como este!

Isso sem falar na grande amizade que fiz com a Dona Zue e o Sr. Assis que cuidavam da Fazenda Santa Cândida, local de acesso ao Cânion. Voltei para casa decidido a organizar um grupo para conhecer o lugar. Dias 10 e 11 de Março de 2012, muito motivado, organizei o terceiro grupo para uma “Indiada” reunindo 12 participantes para conhecer o Cânion Laranjeiras e desde então não paramos mais.

Mas e o nome, Indiada Buena, como surgiu? No ano de 2012 fiz uma enquete dentre os primeiros participantes para “escolher” um nome para o Grupo, mas aquele que nome que fazia “os olhos brilharem” não apareceu dentre as opções sugeridas, então ficamos “sem nome” por algum tempo. Sempre gostei da linguagem campeira e dos termos “agauchados” que usamos por aqui, na comunicação via e-mail com os participantes quase sempre começava a conversa com um sonoro e animado: “Buenas Indiada!” O “Buenas” é uma saudação muito comum entre os Gaúchos, “Indiada” é aquela palavra que usamos para “coisas de Índio, aventuras, gauchadas”, quando fazemos aquelas coisas inusitadas e diferentes, nada rotineiro, quem nunca exclamou um: “Bah, que Indiada!” diante de uma situação incomum? Foi apenas a questão de inverter as palavras e surgia a INDIADA BUENA com a utilização do tradicional “Indiada”, porém agora qualificado como “Buena” com o maior desejo de que as nossas Indiadas sejam sempre sinônimo de Buenas experiências, qualidade de vida e bem estar, Indiada Buena.